Práticas curriculares de recuperação de aprendizagens no contexto pós-pandêmico (2022-2024) em escolas públicas de Belém-PA.
A pesquisa pretende continuar as reflexões iniciadas no âmbito do projeto de pesquisa que investigou as práticas curriculares emergenciais (possíveis) durante a pandemia de COVID-19 em escolas públicas de Belém. A proposta analisará o processo de implementação de práticas curriculares de recuperação de aprendizagens no contexto pós-pandêmico (2022-2024) da COVID-19, discutindo as práticas possíveis e os critérios utilizados pelos agentes escolares na decisão sobre os conteúdos a serem ensinados, principalmente aquelas tomadas com o objetivo de "recuperar a aprendizagem" frente aos prejuízos educacionais do afastamento provocado pela pandemia. Toma como referência a discussão da seleção, organização e gestão do conhecimento escolar e os arranjos curriculares que estão sendo mobilizados pelas escolas na implementação do amplamente difundido NEM (Novo Ensino Médio) articulado a uma reflexão sobre as escolhas curriculares de recuperação de aprendizagens e o debate sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. A questão central desta pesquisa está nas opções curriculares tomadas pelos professores de escolas públicas de Belém com o retorno das atividades educativas presenciais e os encaminhamentos que foram planejados e executados por esses agentes escolares. Analisa o campo da educação com base em um de seus subcampos, o de currículo, e encontra sustentação teórica em uma sociologia das práticas curriculares. O que foi planejado e quais conteúdos foram privilegiados será o objeto da reflexão proposta.
Uma outra pesquisa feita no âmbito da REIPPE ..........